sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fórum Educação e Ações Afirmativas


Quero compartilhar a alegria que sentir em organizar, junto com outr@s estudantes o primeiro evento acadêmico de minha vida,  o Fórum Educação e Ações Afirmativas que aconteceu no dia 26/11/2009 no auditório da Escola de Administração/UFBA. A idéia partiu da professora Dyane Brito que ministra as aulas do componente curricular de nome correspondente ao fórum, que infelizmente não será disponibilizada no próximo semestre por falta de professores especializados na área.
Tivemos o privilégio de ter convidad@s como Profª Janja Araujo, prof Henrique Freitas do Instituto de Letras da Ufba e coordenador do Programa Conexões de Saberes, as conexistas Denise Cassiano, graduanda em pedagogia e Rita de Cássia, graduanda em Comunicação. Discutimos sobre as condições de permanencia física e simbólica dos estudantes cotistas na Ufba, sobre a questão do negro na sociedade, relatamos experiências pessoais, professor@s e estudantes em torno das relações raciais e sociais. Problematizamos questões pontuais sobre preconceito e racismo por parte da Acadêmia e do currículo hegemônico dos cursos oferecidos pela Universidade e ressaltamos os avanços e consquistas adquiridas ao longo do processo de auto afirmação de nossas identidades resgatada pela força do Movimento Negro. Participaram também em média 80 pessoas que foram fundamentais para o exito de nossa atividade
.
Em fim, foi muito gratificante. Sou otimista e entendo que estamos avançando de forma acelerada. Se a cor da FACED já mudou, vamos também mudar o insconciente e a subjetividade da no ssa Faculdade de Educação.

1 comentário:

  1. oi Yêda!
    Gostei da sua postagem! e do fórum também. Vocês estão de parabéns. E isso estou dizendo porque não pude ficar muito tempo...

    Uma coisa legal que você se referiu foi ao inconsciente e a subjetividade, poucos tem essa visão: do racismo como algo que está nas entre linhas...e eu mesmo não entendia isso...e ainda hoje me questiono bastante em relação a algumas posições!

    bem por hoje é só...depois teclamos mais sobre a temática!

    Beijos
    Mércia

    ResponderEliminar