segunda-feira, 31 de agosto de 2009

É Preciso Navegar

O fato é que estamos vivenciando um grande dilúvio. O dilúvio das informações, do ciberespaço, da cibercultura.

Segundo Pierre Lévi: " O segundo Dilúvio não terá fim..., Devemos aceitá-lo como nossa nova condição. Temos que ensinar nossos filhos a nadar, a flutuar, talvez a nagevar..."

Nossas crianças já nascem inseridas no contexto das novas tecnologias. Não é raro nos depararmos com crianças que dão verdadeiras aulas aos adultos, quer seja nos programas de computador, no acesso aos recursos do celular, nos jogos eletrônicos, dentre outros.
O fluxo de informações é tão itenso que muitos adultos ficam preocupados com os "pequenos". Nesse sentido como proceder? Barrar o acesso? Limitar as informações?
É impossível nos mantermos em uma esfera impenetrável.
Navegar não é tarefa fácil. Eu acredito que devemos orientar as nossas crianças para que elas não se afoguem.
E vocês o que acham?

3 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo Yeda. É um oceano tão tentador de informações que se for apresentado de modo livre para as crianças, o risco de "afogamento" é possível. Não se tem mais a possibilidade de proibir o acesso, pois sempre existe uma lan house onde o acesso não tem limites, mas ajudar a navegar é necessário. O principal é saber orientar, sempre.

    ResponderEliminar
  2. OLá Yêda!

    Antes de mais nada: amei seu blog...

    Estou procurando botes salva-vidas...antes para que eu não me afogue!
    Navegar é preciso! E mais ainda, auxiliar as nossas crianças para que não entrem de qualquer jeito nesse dilúvio de informações e filtre coisas obsoletas.

    ResponderEliminar
  3. Concordo também Yeda, precisamos sim orientar as nossas crianças para que elas possam ter um contato direto com a internet, mas sempre de uma maneira saudável.

    ResponderEliminar