segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vivendo e Aprendendo

Os meus primeiros contatos com as noções e definições de pc, software, hardware,  etc.,etc, foi há quase dez anos atrás em um "curso de computação". Em suma, tudo era Microsoft e a tal das "janelas".

PIREM!!!
Até ontem, ouvir, falar ou usar software livre: GNU/Linux, Kurumin, Debian, para mim soava como entre tantas outras inúmeras linguagens do ciberespaço "falar grego".
Compreendo que a nossa única certeza é a mudança. Contudo vivemos nos adaptando a certas condições que são verdadeiras imposições sem direito a questionamentos como se fossem verdades únicas e absolutas e que nos levam a alienação.

Podemos sim quebrar os cadeados que nos aprisionam e levantar os nossos olhares para novos horizontes.

É mais que interessante saber que o software livre possibilita uma mudança de cunho social que de certa forma foge da lógica da mais valia, constituindo uma comunidade de cooperação, de apropriação coletiva que permite uma distribuição mais justa da informação e gera a possibilidade de construção do conhecimento livre do julgo das grandes corporações capitalistas.

6 comentários:

  1. Oi Yeda,

    Realmente essa alienação tão fundamental ao sistema capitalista, nos faz esquecer dessa única certeza que não muda nunca: a de que nós estamos sempre mudando.
    Essa figura que vc colocou serve para representar pelo menos o início da quebra dessa alienação: nós temos a chave!Podemos sair do consumo do produto e passar a participar da produção!
    Agora, só segurar a chave, não adianta. É preciso usá-la.Eis aí a prática da teoria da nossa certeza: É NECESSÁRIO MUDAR!!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Concordando com você Mari realmente a alienação está incluso como sobre nome do capitalismo!! O querer nem sempre é o poder...para poder temos que colocar em prática o que tanto nos assustou! Software livre meta reciclagem é apenas novidade, mais pode ser ferramenta para quebrar essa alienação e conhecer o que produzimos!!!

    ResponderEliminar
  3. Yeda, gostei muito da figura! E é isso aí Marii, podemos sim passar de consumidor para produtor! Então vamos colocar a chave no lugar certo!
    beeeijo

    ResponderEliminar
  4. Crie coragem para clicar no "estou ciente e quero continuar" e não me arrependi. Gostei da flor amarela!

    ResponderEliminar
  5. Oi moçaaaaaaa =D Seu blog tb está lindo viu? Parabéns!!! Só que eu sou a Mariana uehuheuehuhe. Tá quase todo mundo me confundindo com Marili por causa do Lilith =D.
    E concordo plenamente com o " quebrar cadeados" Buscar sempre esse além é a chave de tudo. beijãoooo

    ResponderEliminar